Foram recentemente anunciadas as propostas premiadas no Concurso de Vivienda 2015, a tradicional competição uruguaia que convida todos os estudantes da Facultad de Arquitectura de la Universidad de la República a apresentarem propostas para uma residência unifamiliar a ser construída.
Apresentamos agora a proposta premiada com o segundo lugar no concurso que sugere que a casa, como tipologia, "media o encontro entre o homem e a sociedade, (servindo) de registro enquanto permite o controle dos estímulos exteriores, ligando-se ou isolando-se deles."
Conheça a proposta a seguir.
Dos arquitetos: uma parede limita e cria um vazio apropriável, uma ação material mínima em um entorno que serve de interface de controle do espaço. Um vazio que se apresenta como espaço ativo, frente ao que poderia ser entendido como estático, um contenedor de múltiplas atividades que estimulam sua constante (re)configuração em busca de novas relações.
Espaços contínuos, vibrantes, que se expandem na medida necessária e criam graduações de vínculo entre interior e exterior.
A casa media o encontro entre homem e sociedade. Serve de registro do cotidiano ao passo que permite o controle sobre os estímulos externos, ligando-se ou isolando-se deles.
Domesticidade ampliada: aqui o tempo é convertido em espaço, a habitação como um grande marco amplificador de sentidos que cultiva o homem, permitindo seu desenvolvimento dentro de um âmbito protegido.
100 como 200
Expansões controladas dos espaços habitáveis que possibilitam habitá-lo completamente. O espaço físico frente ao espaço perceptivo, os limites, as dimensões reais, a profundidade e outros estímulos conformam a percepção espacial.
A privacidade como parte íntima da pessoa. O sentimento de segurança que ajuda a explicar o homem; a criação do espaço emocional. Desenvolver as expansões dos espaços habitáveis, viver fora, vivê-los do lado de fora, ampliar, expandir ou encolher, aumentar ou diminuir, configurar-se.
Architects
Localização
Ciudad de la Costa, UruguaiPrêmio
Segundo LugarAno do projeto
2015Fotografias
Courtesy of Mateo Vidal y Facundo Pío